Reunião com os representantes de turma

Primeira reunião com os representantes de turma do agrupamento de escolas de Montenegro

 

A primeira reunião com os representantes de turma do agrupamento de escolas de Montenegro foi realizada dia 14 de Janeiro de 2016. A APEEM mobilizou os seus órgãos diretivos, assembleia geral e conselho fiscal para organizar este evento, que teve como objetivo potenciar um espaço onde os problemas existentes na escola possam ser partilhados e posteriormente encontrar medidas concretas para serem debatidos com a direção da Escola, Camara Municipal ou Junta de Freguesia. O Agrupamento de Montenegro inclui pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo (existindo 2 representantes no pré-escolar e 1º ciclo: representante e vice representante e 4 representantes a partir do 2º ciclo: representante e vice representante e respetivos substitutos). O agrupamento conta com 5 escolas diferentes: EB1 das Pontes de Marchil; EB1 do Patacão; EB1 da Praia de Faro; EB1 antiga do Montenegro; EBI/JI de Montenegro, totalizando aproximadamente um conjunto de 900 alunos inscritos.

 

Foi pedido aos representantes que trouxessem já as ideias sumarizadas acerca dos principais problemas que afetam os alunos, turma, escolas ou outros assuntos pertinentes relacionado com o agrupamento. Existem 39 turmas no agrupamento totalizando um conjunto de 124 representantes. Apesar das expetativas iniciais, a adesão dos representantes de turma foi baixa, tendo comparecido apenas 26 representantes e vice representantes de turma. Significa tendo em conta todo o universo de representantes que a percentagem de adesão foi de 21% de representantes (26 representantes de turma), tendo sido representadas 19 em 39 turmas. O grupo de pais presentes na reunião discutiu vários tópicos aqui sumarizados (para mais detalhe consultar a ata da reunião):

- A percentagem de adesão de representantes de turma foi baixa, nomeadamente se relembrarmos que estes têm o compromisso assumido no início do ano letivo, ao abrigo do Decreto-Lei nº 137/2012 de 22 de Abril, de representar os pais das respetivas turmas. Sobressai assim a necessidade de os pais refletirem sobre a sua disponibilidade para participar nas actividades do agrupamento aquando da seleção dos representantes. Relembramos que os representantes dos Pais têm os seguintes objetivos:

- Desenvolver um bom trabalho em parceria entre os pais e encarregados de educação da sala ou turma e a Associação de Pais.

i) Partilhar o seu trabalho com os outros representantes, em especial com os do mesmo grau de ensino e, também, com os representantes dos pais no Conselho Geral.

ii) Promover um conhecimento global da situação da escola.

iii) Melhorar a comunicação entre os pais e encarregados de educação e os órgãos de gestão da escola.

iv) Submeter, via Associação de Pais, sugestões e propostas diversas, aos órgãos de gestão da escola.

- Sente-se uma grande ausência de voz ativa de pais e encarregados de educação do 2º e 3º ciclo, sendo maior atividade estabelecida com direção APEEM nos escalões mais novos (pré-escolar, 1º ciclo) e desta forma será necessário aumentarem a interação destes pais com APEEM.

 

Em termos concretos, ligados à escola, foram focados os seguintes aspetos:

- Ausência de funcionários (recursos humanos) para assegurar o normal funcionamento das aulas. Na sequência deste assunto foi solicitado pelos representantes de pais que a direção da APEEM media-se uma reunião entre os representantes dos pais e o Município de Faro, Presidente da Camara de Faro;

- Horários das AECs (nomeadamente com o tempos das AEC`s na “interrupção” do normal funcionamento do período letivo diário, em especial no final do dia);

- Horário de receção ao alunos nas escolas do ensino básico do agrupamento, questionando a possibilidade de deixar as crianças às 8h15;

- Fim (interrupção em dezembro 2015) do projeto “Saber Nadar” nos primeiros anos do 1º ciclo;

- Em relação à alimentação existe uma necessidade constantemente de monitorizar a qualidade da comida.

- Qual a possibilidade de os pais “doarem” material informático à escola? (esta questão foi levantada na sequencia do assalto à EBI/JI tendo-se verificado que houve furto de computadores). Em que medida é possível efetuar manutenção do material doado pelas entidades competentes para o efeito (Câmara Municipal).